UFCD 3270 - Crescimento e Desenvolvimento Humano
1.0 INTRODUÇÃO:O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade. É um termo amplo que se refere a todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram como novas habilidades, qualidades, traços e características correlacionadas. Inclui os ganhos de longo prazo e relativamente irreversíveis do crescimento, maturação, aprendizagem e realização. O crescimento é um dos componentes do desenvolvimento e significa divisão celular com consequente aumento da massa corpórea. O crescimento pode ser mensurado através de balança, fita métrica e de outros instrumentos, como adipómetros (mede a gordura subcutânea). O desenvolvimento pode ser analisado sob quatro aspectos: ¨ Aspecto físico–motor: refere–se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objectos e de exercícios do próprio corpo. ¨ Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio. ¨ Aspecto afectivo – emocional: é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. ¨ Aspecto social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociáveis, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, isto é, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos.
2.0 DESENVOLVIMENTO:
2.1 – Factores do crescimento e desenvolvimento
2.1.1 – Factores genéticos:
A herança genética (património genético ou hereditariedade) é a propriedade dos seres vivos transmitirem as suas características à descendência. O material que inicia a vida consiste no citoplasma e núcleo do ovo fertilizado. O núcleo contém os genes, metade recebidos do pai e metade da mãe, que se localizam nos cromossomas. Todas as características do indivíduo estão na dependência dos genes herdados, incluindo o crescimento e o desenvolvimento. As particularidades individuais do organismo condicionadas pela herança formam o que se denomina constituição e portanto a predeterminação atrás referida é um aspecto constitucional e como tal escapa à acção de qualquer procedimento modificador de ordem médica. A herança genética (hereditariedade) é responsável não somente pela ampla variação dos atributos normais da espécie, mas também pela transmissão de genes anormais capazes de alterar o ritmo de crescimento e desenvolvimento.
2.1.2– Factores neuroendócrinos:
Os sistemas nervoso e endócrino interagem de maneira complexa. O cérebro, principalmente via hipotálamo, regula a secreção de hormonas, que por sua vez agirão retroactivamente sobre o encéfalo modificando a sua actividade. O hipotálamo age como um centro receptor e distribuidor de mensagens, controlando a função hipofisária na produção e liberação de hormonas tróficas, permitindo a actividade normal de todas as glândulas do organismo e ordenando os impulsos dos órgãos terminais efectores. Alguns núcleos hipotalâmicos já foram identificados como responsáveis por funções neuroendócrinas de grande interesse em pediatria, como é o caso do crescimento. O facto de que lesões hipotalâmicas podem alterar o crescimento e o desenvolvimento da criança é demonstrado por inúmeros exemplos na clínica: puberdade precoce, puberdade atrasada, anomalias do crescimento, hipogonadismo hipogonadotrófico, diabetes insípido, hipertireoidismo hipotalâmico.
2.1.3 – Factores Nutricionais:
Têm – se dito que crescer é sinónimo de proteinizar, isto é, reter nitrogénio (azoto). A proteína é o único material, insubstituível e fundamental do crescimento e da reconstrução incessante. A albumina leva em si a excelência do crescimento. O nitrogénio como elemento específico de crescimento não se acumula em depósitos como ocorre com os hidratos de carbono e as gorduras, mas destina – se na sua quase totalidade para a histogénese (desenvolvimento dos tecidos orgânicos). Os hidratos de carbono constituem a fonte de energia mais comum e mais barata, de fácil digestão e absorção desde o início da vida. As gorduras, além de serem fonte poderosa de energia, constituem material indispensável para a constituição do protoplasma, são veículos de vitaminas lipossolúveis, contribuem para o sabor da dieta e sensação de saciedade, são essenciais para a síntese de esteróides Quanto aos minerais, a criança necessita de pelo menos 12 minerais em quantidade adequada para formação de novos tecidos.
2.2 – Delimitação dos grupos etários:
O período total de crescimento e desenvolvimento está dividido em duas etapas fundamentais separadas pelo momento obstétrico: período pré – natal e pós-natal. O momento obstétrico representa talvez a experiência mais perigosa de toda a vida de um indivíduo. Entretanto, o feto encontra-se preparado para o enfrentar. Há um revestimento de gordura suficiente para proteger as suas vísceras e assim o defender do frio extra-uterino, as suas articulações são dotadas de grande amplitude de movimentação e o seu cérebro é mais resistente à anóxia do que em qualquer outra fase da vida extra uterina. A divisão etária do período de crescimento e desenvolvimento adoptada nos Departamentos de Pediatria das Faculdades de Medicina é a seguinte:
Período pré – natal:
- embrionário: primeiro trimestre
- fetal precoce: segundo trimestre
- fetal tardio: terceiro trimestre
Período pós – natal:
- neonatal: 0 a 28 dias
- infância:
- lactente dos 29 dias aos 2 anos exclusive - pré – escolar: dos 2 anos aos 6 anos exclusive - escolar: dos 6 anos aos 10 anos exclusive
- adolescência:
- pré – puberal: 10 anos aos 12 – 14 anos
- puberal: 12 – 14 anos aos 14 – 16 anos
- pós – puberal: 14 – 16 anos aos 18 – 20 anos
3.0 CONCLUSÃO:
O indivíduo desenvolve controle neuromuscular, destreza e traços de carácter, funções que só podem ser medidas por meio de testes ou provas funcionais. Maturação e diferenciação são muitas vezes termos empregados como sinónimos de desenvolvimento. Crescimento e desenvolvimento constituem a resultante final da interacção de um conjunto de factores, que podem ser divididos em extrínsecos (ou ambientais) e intrínsecos (ou orgânicos). Entre os factores extrínsecos essenciais para o crescimento encontram – se a ingestão de dieta normal, a actividade física e toda a estimulação bio-psico-social ambiental. Os factores intrínsecos são representados fundamentalmente pela herança (energia hereditária) e pelo sistema neuroendócrino.
Márcio Amorim (adaptado por António José Ferreira)
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