quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Desenvolvimento Sexual Infantil



Etapas Do Desenvolvimento Psicossexual Segundo Freud

As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto na mentalidade conservadora do final do século XIX (época vitoriana, as pessoas andavam vestidas literalmente dos pés à cabeça), visto que até essa época a criança era vista como um símbolo de pureza, um ser assexuado (os "anjinhos" não tinham sexo).

Ao longo dos tempos, a sociedade tem vindo, pouco a pouco, a familiarizar-se e a compreender as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Sexualidade esta que evolui, segundo Freud, de acordo com etapas de desenvolvimento que ele denominou fase oral, anal, fálica, latência e genital.

Embora as características de cada uma destas fases estejam amplamente difundidas nos meios de comunicação, de tal forma que os pais podem reconhecer as manifestações desta sexualidade nos seus filhos, persistem ainda muitos equívocos na forma como eles lidam com esta questão.

É comum encontrarmos pais que se espantam ao defrontarem-se com os seus filhos a masturbarem-se, ou que explicam com meias verdades as clássicas perguntas infantis sobre a origem dos bebés (as cegonhas de Paris e outras menos clássicas).

A sexualidade na criança nasce masculina ou feminina, macho ou fêmea, que futuramente será homem ou mulher. Aqui entram também fatores culturais para a modelar (modelos de comportamento diferenciados: brinquedos, brincadeiras, grupos e até em certos casos, escolas separadas – nalguns países por questões religiosas e/ou tradicionais e noutros por opção social no ensino privado).

Durante a infância ocorre o desenvolvimento de jogos corporais onde as crianças se vão descobrindo e amadurecendo.

A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento que são:

Fase Oral

Fase Anal

Fase Fálica

Período de Latência

Fase Genital



ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO FREUD

Fase Oral

Período: dos 0 a 1 ano, aproximadamente.


Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. É pela boca que a criança entra em contacto com o mundo, por essa razão a criança pequena tende a levar tudo em que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebé.

Fase Anal

Período: dos 2 aos 4 anos, aproximadamente

Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres, a zona de maior satisfação é a região do ânus.



Ambivalência (impulsos contraditórios acerca das pessoas e das coisas Ex."És má!" para a mãe quando ela recusa satisfazer algum capricho, logo seguido de muitos beijinhos...)



A criança descobre que pode controlar as fezes que saem do seu interior,
oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo (até, por vezes, a brincar se chamam “o presente”).

É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene.

É também a fase típica das birras.

Fase Fálica

Período: dos 4 aos 6 anos, aproximadamente.

Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital.

Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos como as meninas possuem um pénis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatómicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pénis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que os meninos têm medo de perder o seu pénis (pavor da castração, por vezes reforçado com ameaças do tipo: “Porta-te bem, senão o gato come-te isso”).

Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso (tende a sentir-se atraída pelo pai e rivalizar com a mãe - complexo de Electra – Freud utilizou a mitologia grega para, por analogia, designar os seus conceitos).

Fase de Latência

Período: dos 6 aos 11 anos aproximadamente.

Características: este período tem por característica principal um deslocamento da libido (pulsão sexual) da sexualidade para actividades socialmente aceites (processo de sublimação), ou seja, a criança passa a gastar a sua energia em actividades sociais e escolares. A sexualidade está como que ausente (em “hibernação”).

Fase Genital

Período: a partir dos 11 anos.

Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o/a adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor.

A adolescência é um período de mudanças no qual os jovens têm que elaborar, como superação, a perda da identidade infantil e da relação infantil com os pais e o mundo em geral, para que pouco a pouco possam assumir uma identidade adulta.


"in Psicopedagogia online" (adaptado por António José Ferreira)

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