segunda-feira, 19 de março de 2007

Recursos Didácticos e Propostas de Actividades

O que é o Homem?

A Unidade 9 do Curso SUC tem como"matéria" a pequena obra de Kant -
-" Fundamentação da Metafísica dos Costumes"; pequena na dimensão, mas enorme na riqueza de conteúdos.
Visa esta obra constituir uma versão de divulgação para um público vasto da Ética de Kant e um " prelúdio" a uma "Metafísica dos Costumes" que com a "Crítica da Razão Prática" constituem a substância da sua obra Ética. Assim, a publicação da "Fundamentação" data de 1785, a da "Crítica da Razão Prática" de 1788 e a da "Metafísica dos Costumes" de 1797.
Estas obras inserem-se no vastíssimo contexto do sistema kantiano, digamos que num segundo momento; o primeiro, que inclui como obra emblemática a monumental "Crítica da Razão Pura" (1781) é dedicado ao problema do conhecimento, este segundo à questão da acção. Haverá ainda um terceiro de carácter metafísico-problemático.
Em síntese, o sistema de Kant, enquanto Antropologia Fundamental, visa responder à questão que serve de epígrafe a este texto: " O que é o Homem?" Esta questão fundamental encontra-se desdobrada em três outras: "Que posso saber?"
"Que devo fazer?"
"Que me é permitido esperar?"
A primeira remete, obviamente, para a questão do conhecimento;
a segunda, para a questão da acção moral;
a terceira, para o problema da religião.
À primeira questão Kant vai responder de uma forma original, superando a velha distinção entre Racionalismo e Empirismo, fundando o Idealismo Transcendental, que avisa ser um idealismo gnosiológico a que corresponde um realismo empírico, ou seja, contrariamente aos idealismos empíricos que acabam por corresponder, muitas vezes, a realismos gnosiológicos ou então, a cepticismos mais ou menos radicais do ponto de vista do conhecimento, a que correspondem dogmatismos por falta de alternativas no domínio da apreensão. Quer dizer, se não concebermos a realidade da experiência como substancial, teremos que a fundamentar em "insubstancialidades" estabelecidas tais como, as noções de Ideia, Deus, Mundo, Alma, etc., que só se podem estabelecer ao nível do conhecimento dogmaticamente, pelo que Kant as exclui do campo do conhecimento e as remete para o do pensamento racional. Deixam assim, de ser equivalentes as esferas do pensar e do conhecer. Doravante estarão separados os campos da Metafísica e da Ciência.
Post Scriptum: Este texto será lido pela aluna, através do seu software específico e destina-se a problematização e debate quer na aula, quer no Blog.

Nenhum comentário: