terça-feira, 13 de novembro de 2012

Freud e o Modelo Psicanalítico





Sigmund Freud (1856 – 1939)

Nasceu em Freiberg no antigo Império Austro-Húngaro, hoje Pribor na República Checa, em 1856 e até aos 22 anos, chamou-se Sigismund.
Formou-se em Medicina, especializando-se em Neurologia e Psiquiatria.
Estudou com os maiores psiquiatras europeus de então – Charcot e Breuer, que utilizavam a hipnose com método terapêutico, Freud começou por fazê-lo, mas acabou por elaborar um novo processo psicoterapêutico, que se tornou simultaneamente uma Teoria da Personalidade e uma concepção cultural global – a Psicanálise.

A sua “descoberta” da sexualidade infantil foi considerada escandalosa (afinal os “anjinhos” não podiam ter sexo), bem como a atribuição de dinâmicas de “perversidade” às crianças, tidas, ainda hoje, pelo senso comum como absolutamente “inocentes”.

É com Copérnico e Darwin um dos maiores “destruidores” do Antropocentrismo (a concepção que faz do Homem o centro de tudo). Na verdade Copérnico tirou-nos do centro do Cosmos (ao desmentir o Geocentrismo), Darwin fez-nos descender do “macaco” (ao defender a Evolução de todas as espécies, incluindo a nossa) e Freud retirou o primado da consciência aos nossos actos (atribuindo uma grande parte deles ao Inconsciente).

Para além disso afirmou-nos como impulsionados pela “Libido” (desejo sexual), coisa que hoje ninguém desmente mas no tempo de Freud, em plena “Era Vitoriana” em que as pessoas, no mundo dito civilizado, se tapavam dos pés à cabeça, não seria muito fácil assumir.

Depois de uma vida cheia de sucesso e reconhecimento internacional e de ver a sua teoria consagrar-se como uma das chaves do pensamento contemporâneo, acabou por deixar a sua querida Viena de Áustria, já idoso e padecendo de cancro, para fugir ao avanço nazi, uma vez que era de origem judaica e os seus livros já tinham sido queimados e proibidos na Alemanha em 1933. Acaba por falecer, em Londres, em 1939.



António José Ferreira

2 comentários:

quenelraatz disse...

10 Piece Stainless Steel Tire Bar - Titanium Art
A stainless steel tire bar is a durable aluminum oxide bar that comes used ford edge titanium in three different titanium rings configurations: 1. The metal oxide bar has titanium wallet a diameter titanium curling iron of approximately 50 titanium hammers cm.

Unknown disse...

dildo,vibrators,wholesale sex toys look at this website