sábado, 24 de setembro de 2011

Urbanismo e Mobilidade



"Urbanismo e Educação são duas áreas em que toda a gente opina. Mais que não seja porque mais ou menos toda a gente mora numa casa e mais ou menos toda a gente andou na escola."


O Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planeamento da cidade (no seu sentido mais amplo) e da urbanização. A sua definição porém, varia de acordo com a época e o lugar. No entanto, costuma-se diferenciá-lo da simples ação urbanizadora por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados. Também, entretanto, não é uma disciplina que se possa confundir com ramos de outras ciências mais amplas (como a geografia urbana ou a sociologia urbana, embora mantenha interfaces com elas).
O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana (e uma ciência aplicada), de caráter eminente multidisciplinar, inserida no contexto próprio de uma sociedade em processo de constante variação demográfica, respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando muitas questões e problemas delas decorrentes. Numa perspetiva simplista, o urbanismo corresponde à ação de projetar e ordenar as cidades. No entanto, sob um ponto de vista mais amplo, o urbanismo pode ser entendido como um conjunto de práticas ou de ideias de realizar a cidade (polis) enquanto habitat humano. A essa tarefa não são estranhas opções de carácter económico, social e político.
Portanto, o estudo do urbanismo deve ser uma atividade multidisciplinar e complexa que dialoga principalmente com a arquitetura (no seu sentido mais comum), com a arquitetura paisagística, com o design e com a política. Ele necessita da contribuição de áreas do conhecimento como a ecologia, a geologia, as ciências sociais, a geografia e outras ciências.
A palavra deriva dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, responsável pelo projeto de ampliação de Barcelona na década de 1850. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerdà cunhou o termo urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de fixação humana e o termo urbanização designando a ação sobre a urbe. Destes termos muito próximos surgirá o nome urbanismo no início do século XX. Cerdà publicou extensos estudos sobre as cidades de Barcelona e Madrid, que versavam sobre os mais diversos aspetos da cidade indo desde questões técnicas (como a análise da rua e respetivos sistemas de infraestrutura) até questões teóricas e territoriais, (i.e.: como ligar as cidades em uma grande rede nacional?). Um compêndio expandido e revisto, a Teoria Geral da Urbanização, publicado em 1867, resulta dos seus estudos anteriores e é a publicação mais notória de Cerdà.
Mobilidade é a propriedade do que é móvel ou do que obedece às leis do movimento; facilidade em mudar de lugar; velocidade adquirida por um meio de transporte, relaciona-se com a facilidade de acesso (acessibilidade) e deslocação.

Nenhum comentário: