segunda-feira, 26 de maio de 2008

Programação - Projectos pessoais e familiares

Pensar prospectivamente a vida pessoal é uma competência que cada um de nós deve desenvolver em ordem a uma existência mais organizada e racionalizada num contexto de risco e incerteza como é o actual. Se bem que não possamos ter certezas absolutas a respeito de muitas das variáveis que constituem a realidade de que nós próprios somos parte integrante, podemos e sobretudo devemos, antecipar racionalmente os cenários prováveis da nossa realidade a curto, médio e longo prazo.
Esses cenários envolvem a nossa vida pessoal e necessariamente a de todos aqueles que connosco mais directamente se relacionam, principalmente os membros da nossa própria família.
Pensar prospectivamente significa pensar para a frente, antecipar cenários possíveis e jogar com probabilidades, ou seja programar; ser capaz de conceber faseadamente um conjunto de objectivos e em função dos recursos disponíveis, delinear estratégias em ordem à sua consecução.
Se por exemplo quisermos mudar de casa teremos que nos certificar se teremos as condições necessárias para o fazer de vários pontos de vista, principalmente do financeiro. Obviamente que esse desejo deve decorrer de uma necessidade e a ela devem corresponder os meios que justifiquem e "cubram" o esforço a dispender. Para isso será necessário proceder a um diagnóstico, a uma análise, da situação em termos das razões que nos levam a querer mudar e da verificação de que justificam um novo e tão vultuoso investimento e depois, da inventariação das condições futuras de que permitam suportá-lo.
Como esta situação que pode servir de exemplo, muitas mais, para não dizer todas são planificáveis e optimizáveis em ordem a uma consecução mais plena e proveitosa das metas a que nos propomos ao longo da vida.

Nenhum comentário: