segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cidadania : Globalização (Factores e Dinâmicas)

Os factores e as dinâmicas da Globalização são predomiminantemente de carácter económico e financeiro,mas também cultural.

A dinâmica desta fase da globaliização assenta fundamentalmente na livre circulação de mercadorias e na sua livre transacção , no fundo a velha aspiração do comércio livre (Portugal antes de aderir à então CEE, fez parte de uma outra organização europeia, a EFTA-European Free Trade Association, cuja finalidade era a criação de uma zona de comércio livre entre países europeus, sem outros objectivos políticos;tanto que Portugal quando aderiu era governado por um regime ditatorial que só caíu em Abril de 74). Mas na sua actual fase a globalização não se esgota no comércio , é a própria produção e a mão-de obra necessária que podem ser globalmente determinados. Essa determinação tem muitas por factor base o custo do trabalho se bem que esse factor não seja o único, claro que o nível de especialização também é fundamental.

Isto deve-se ao carácter transnacional da organização económica em que grandes empresas ,as chamadas multinacionais, operam à escala planetária seccionando as suas dependências segundo factores de competitividade. Assim é vulgar uma empresa de automóveis por exemplo, ter o centro máximo de decisão na Alemanha, mas as fábricas em Espanha, Portugal ou na Roménia, devido aos custos da mão-de obra serem mais vantajosos (para a empresa claro está !) e ter centros de software na Índia ou na Coreia por questões de especialização local nesse sector para além do reduzido custo local do trabalho especializado quando comparado com o do país sede.

O problema fundamental da actual fase da globalização é que se internacionalizam a produção e a circulação de bens e serviços , mas não se faz o mesmo em relação às condições políticas e sociais o que origina, em relação à fase anterior do Sistema Económico Internacional que assentava no proteccionismo de cada Estado da sua própria economia , através de mecanismos vários como as barreiras alfandegárias ; claros recuos na regulamentação laboral,Como por exemplo nos países ditos desenvolvidos, sem grandes ganhos no desenvolvimento dos outros, todos deixados à voracidade do "mercado" e da sua consequente "lei da selva".
Também factores de ordem cultural integram o processo de globalização, um Mercado Único necessita de uma Língua Franca e essa parece ter sido encontrada no Inglês , versão internacional ; tambem o "american way of life " se tornou no objectivo de vida padrão desejado internacionalmente. Como é também essencial ao processo a instantaneidade das comunicações possibilitado pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) eis porque são tão importantes num mundo globalizado as aprendizagens do Inglês e da Informática.

Nenhum comentário: