Etapas
Do Desenvolvimento Psicossexual Segundo Freud
As descobertas de Freud sobre a
sexualidade infantil provocaram grande espanto na mentalidade conservadora do
final do século XIX (época vitoriana, as pessoas andavam vestidas literalmente
dos pés à cabeça), visto que até essa época a criança era vista como um símbolo
de pureza, um ser assexuado (os "anjinhos" não tinham sexo).
Ao longo dos tempos, a sociedade tem
vindo, pouco a pouco, a familiarizar-se e a compreender as diferentes formas de
expressão da sexualidade infantil. Sexualidade esta que evolui, segundo Freud,
de acordo com etapas de desenvolvimento que denominou fase oral, anal, fálica,
latência e genital.
Embora as características de cada uma
destas fases estejam amplamente difundidas nos meios de comunicação, de tal
forma que os pais podem reconhecer as manifestações desta sexualidade nos seus
filhos, persistem ainda muitos equívocos na forma como eles lidam com esta
questão.
É comum encontrarmos pais que se
espantam ao defrontarem-se com os seus filhos a masturbarem-se, ou que explicam
com meias verdades as clássicas perguntas infantis sobre a origem dos bebés (as
cegonhas de Paris e outras respostas menos clássicas).
A sexualidade na criança nasce
masculina ou feminina, macho ou fêmea, que futuramente será homem ou mulher.
Aqui entram também fatores culturais para a modelar (modelos de comportamento
diferenciados: brinquedos, brincadeiras, grupos e até em certos casos, escolas
separadas – nalguns países por questões religiosas e/ou tradicionais e noutros
por opção social no ensino privado).
Durante a infância ocorre o
desenvolvimento de jogos corporais onde as crianças se vão descobrindo e
amadurecendo.
A sexualidade é reconhecida como um
instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de
acordo com as fases do desenvolvimento que são:
Fase Oral
Fase Anal
Fase Fálica
Período de Latência
Fase Genital
ETAPAS
DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO FREUD
Fase Oral
Período: dos 0 a 1 ano,
aproximadamente.
Características principais: a região
do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. É pela boca que a
criança entra em contacto com o mundo, por essa razão a criança pequena tende a
levar tudo em que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio
da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebé.
Fase Anal
Período: dos 2 aos 4 anos,
aproximadamente
Características: Neste período a
criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres, a zona de maior satisfação
é a região do ânus.
Ambivalência (impulsos contraditórios
acerca das pessoas e das coisas Ex."És má!" para a mãe quando ela
recusa satisfazer algum capricho, logo seguido de muitos beijinhos...)
A criança descobre que pode controlar
as fezes que saem do seu interior, “oferecendo-as” à mãe ora como um presente,
ora como algo agressivo (até, por vezes, a brincar se chamam “o presente”).
É nesta etapa que a criança começa a
ter noção de higiene.
É também a fase típica das birras.
Fase Fálica
Período: dos 4 aos 6 anos,
aproximadamente.
Características: Nesta etapa do
desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital.
Inicialmente a criança imagina que
tanto os meninos como as meninas possuem um pénis. Ao serem defrontadas com as
diferenças anatómicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas
"teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pénis
porque este órgão lhes foi arrancado (complexo de castração). É neste momento
que os meninos têm medo de perder o seu pénis (pavor da castração, por vezes
reforçado com ameaças do tipo: “Porta-te bem, senão o gato come-te isso”).
Neste período surge também o complexo
de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a
rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso (tende a sentir-se atraída
pelo pai e rivalizar com a mãe - complexo de Electra – Freud utilizou a
mitologia grega para, por analogia, designar os seus conceitos).
Fase de Latência
Período: dos 6 aos 11 anos
aproximadamente.
Características: este período tem por
característica principal um deslocamento da libido (pulsão sexual) da
sexualidade para actividades socialmente aceites (processo de sublimação), ou
seja, a criança passa a gastar a sua energia em actividades sociais e escolares.
A sexualidade está como que ausente (em “hibernação”).
Fase Genital
Período: a partir dos 11 anos.
Características: neste período, que
tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o/a
adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de
amor.
A adolescência é um período de
mudanças no qual os jovens têm que elaborar, como superação, a perda da
identidade infantil e da relação infantil com os pais e o mundo em geral, para
que pouco a pouco possam assumir uma identidade adulta.
"in Psicopedagogia
online" (adaptado por António José Ferreira)
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