domingo, 15 de fevereiro de 2009

Processos Sociais de Mudança: Aprendizagem ao Longo da Vida




Aprender significa mudar comportamentos por adequação a novas situações que decorrem geralmente de novas necessidades ou motivações. Quer isto dizer, que quando aprendemos algo ou a fazer alguma coisa, o nosso comportamento muda em relação ao que estávamos em condições de fazer anteriormente.
Assim, quando aprendemos a andar de bicicleta ou a conduzir automóveis ficamos de posse de novas competências (capacidades), passamos a ser capazes ("capaz" vem de "capacidade") de fazer coisas que, no estado anterior, não seríamos.
A aprendizagem implica sempre a modificação de um comportamento de carácter estável e relativamente duradouro, que decorre de treino (prática) e no mundo contemporâneo temos necessidades pessoais e profissionais que implicam um estado de aprendizagem permanente.
No passado as aprendizagens eram, em regra, concentradas na fase inicial da vida e serviam, em geral, para orientar os desempenhos necessários durante praticamente toda a nossa existência. Hoje, isso não acontece dessa maneira, existe uma dinâmica social e tecnológica que nos obriga a aprender ao longo da vida; não basta apenas o que aprendemos na escolaridade básica, secundária ou mesmo universitária, a vida exige-nos sempre mais.
É, por isso, fundamental uma nova atitude de abertura dinâmica face aos processos de aprendizagem; é necessário estar disponível para aprender, pois existe a consciência e a evidência que não aprender põe em risco a nossa própria integração social e é factor de exclusão mesmo a nível económico.


António José Ferreira

TAREFAS:

1 - A partir do texto procure definir o conceito de "aprendizagem".
2 - Fundamente a diferença, expressa no texto, entre as necessidades de aprendizagem do passado e as do presente.
3 - Comente o último parágrafo do texto.

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