quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Códigos Institucionais e Comunitários

Immanuel Kant (1724-1804) é um dos maiores vultos do pensamento em geral e do pensamento ético e deontológico em especial. A sua Ética funda-se na noção do Dever como, e numa linguagem muito simplificada, instância de compatibilização entre meios e fins.
Assim o procedimento moral é apenas o que fôr universalizável e esta noção é o principal pilar de todos os códigos deontológicos.
Para o entendermos nada como ler as palavras do próprio Kant:
"No reino dos fins tudo tem um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem um preço, pode-se pôr em vez dela qualquer outra como equivalente; mas quando uma coisa está acima de todo o preço, e portanto não permite equivalente, então ela tem dignidade". (FMC, II)

TAREFA:
Comente este excerto tendo em conta a necessidade de proceder deontologicamente.

Um comentário:

Felicidade na Educação disse...

Muito obrigado pelo bom gosto de falar em Kant. É interessante que também tenho andado com ele na minha mente a propósito da sua contribuição para o Estado Moderno. Talvez fosse bom dar uma vista de olhos pelo sítio que se segue a propósito da Educação que consegue (extraír) EDUCERE algo de mais luminoso do que depositar medos, ilusão e competitividade nas mentes dos jovens:

www.cbeprograms.org