domingo, 20 de maio de 2012

Encontro de Culturas


Nas Ciências Sociais o conceito de Cultura designa um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vivência em sociedade.
A Cultura é assim o modo como os seres humanos vivem a Natureza que, no seu sentido mais amplo, é equivalente ao mundo natural ou universo físico. O termo "natureza" faz referência aos fenómenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objectos artificiais construídos pelo homem.
Podemos dizer que pela dimensão da Natureza todos somos iguais, entre nós e com os outros seres naturais; é na Cultura que residem as diferenças.
Somos então  naturalmente idênticos e culturalmente diferenciados. A Cultura é o modo que cada comunidade encontrou para se adaptar à Natureza, por isso podemos falar em pluralidade de Culturas.
O fenómeno dos Fluxos Migratórios contribui fortemente para o encontro de Culturas - existem casas de fados em Paris, restaurantes italianos, chineses (em que até experimentamos comer com os "pauzinhos"), japoneses e indianos, mas também argentinos e brasileiros, um pouco por todo o mundo. Vêem-se trajes e penteados africanos na Europa e na América e o fast-food de origem norte-americana, mas não só, também com origem no Médio Oriente (a pita shoarma e o kebab, por exemplo), encontra-se vulgarizado por todo o Globo. 
Já no século XVI, Lisboa era chamada a cidade de "muitas e desvairadas gentes", por ser a capital de um Império multicultural que ia do Brasil à Índia, passando por África.
Os Fluxos Migratórios e a facilidade das comunicações electrónicas, com a internet, com uma economia e trocas comerciais planetarizadas, estão a criar uma Sociedade Global em que coexistem formas de expressão cultural e artística com muitas origens, que se influenciam e sintetizam mutuamente, constituindo expressões fusionais em que, no entanto, se conseguem vislumbrar os elementos constituintes. A música e as artes plásticas são exemplos desse Cosmopolitismo cultural.
As nossas  necessárias Enculturação (processo de condicionamento e/ou de aprendizagem, consciente ou inconsciente, formal ou informal, mediante o qual um indivíduo, no decorrer da vida, apreende os padrões gerais de sua cultura) e Socialização (o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas em que o indivíduo se insere) ocorrem também enquanto formas de Aculturação (todo  o fenómeno de interacção social que resulta do contacto entre duas ou mais culturas).
Ora o que hoje se passa neste domínio é uma espécie de Aculturação Global em que será desejável que se mantenham traços identitários e não uma amálgama indiferenciada.