domingo, 19 de abril de 2009

UFCD4 / RA2 - Motivação, Reconhecimento e Produtividade

TEXTO
Assistimos a uma complexificação das atribuições de cada trabalhador nas suas funções laborais. Com efeito, é cada vez mais exigida uma diversidade e pluralidade de competências técnicas e relacionais a cada um dos colaboradores para que uma organização empresarial seja bem sucedida na esfera da produtividade.
Esta não se faz somente de capacidades técnicas "puras", mas também de competências humanas de integração e reconhecimento como pilares fundamentais da motivação necessária ao incremento da própria produtividade. De facto, quanto maior for o indíce motivacional do trabalhador melhor será, em princípio, e desde de que munido das necessárias competências técnicas, o seu desempenho.
O modo mais imediato de reforçar a produtividade são os incentivos pecuniários. No entanto, estes estão longe de esgotar os recursos disponíveis nesta matéria. Há um conjunto de outros incentivos e compensações capazes de estimular os trabalhadores a aplicarem-se e a aprimorarem-se na realização das suas funções, que podem passar por uma série de condições vantajosas não directamente de ordem salarial ou por mecanismos de reconhecimento público como forma de motivação.
Claro que no caso das formas de reconhecimento não salariais há, por parte de muitas empresas, que até nem costumam ser, longe disso, as que melhor remuneram, o uso e até o abuso destas formas de "motivar" como mero "expediente" substituto do acréscimo de remuneração por contrapartida ao acréscimo de trabalho.
Sabendo que "nem só de pão vive o ser humano" e comprovado que está o reforço do reconhecimento como forma de motivação pessoal e a sua importância para a explicitação da convergência entre os objectivos organizacionais e essas motivações, é fundamental que, quer nas empresas, quer nos serviços públicos, os trabalhadores sejam capazes e vejam bons motivos para "vestir e suar a camisola".
António José Ferreira
TAREFAS:
1- Explique o segundo parágrafo do texto.
2 - Indique, a partir da sua experiência profissional ou do seu conhecimento pessoal, medidas de reforço da motivação laboral.
3 - Comente os dois últimos parágrafos do texto no sentido de um justo equilíbrio entre os vários recursos motivacionais possíveis.